Use o cinto! Evite imprudência ao dirigir.

Período de chuvas exige mais atenção de motoristas

18/07/2017

O período das chuvas ainda não acabou em Pernambuco e quem se aventura nas avenidas e estradas nessa época deve ter um cuidado a mais. Como a gente sabe, as chuvas de verão — ou de outono, no nosso caso — chegam sem avisar, às vezes bastante fortes, parecendo tempestades. Para evitar acidentes, o motorista deve estar de olho em alguns pontos:

  • Com a visibilidade prejudicada pelas chuvas, o condutor deve ficar de olho se precisar usar os recursos que podem ajudar a contornar a situação. Quem está dirigindo um carro desconhecido, seja novo ou alugado, deve aprender logo onde ficam os botões de acionamento do desembaçador de vidros e limpador de para-brisas, por exemplo;
  • O sistema de ventilação interna é outro ponto que merece atenção e revisão, junto com reservatório de água, tubulações e peças de acionamento das palhetas do para-brisas. Aliás, o sol costuma ser o maior inimigo do bom funcionamento das palhetas que, ressecadas pelo calor, não cumprem seu papel a contento. Você não vai querer descobrir isso no meio de uma chuvarada!
  • Faróis também devem ser checados para que funcionem plenamente, visto que o uso deles em modo baixo é obrigatório nas rodovias. Quando está chovendo eles são ainda mais úteis. E não custa lembrar: farol alto prejudica o motorista que está no sentido contrário e também aquele atrás do seu carro. Não use;
  • Mantenha os pneus calibrados: seguir as recomendações do fabricante é importante para garantir a saúde dos pneus. Eles são ferramenta fundamental se o motorista se encontra em situação de aquaplanagem, quando uma lâmina de água se forma entre a estrada  e pneu, deixando a pista escorregadia;
  • Em ocorrência de aquaplanagem, não use o freio bruscamente. O mais recomendável é pisar no pedal levemente, em vários toques curtos. Quando o motorista freia de uma vez, há o risco de as rodas travarem e ocorrer um acidente.

Não corra risco com chuvas: faça um seguro

Essas medidas são importantes e podem fazer a diferença entre um susto e um acidente mais grave. A perícia, habilidade e presença de espírito do motorista não substituem outros equipamentos de segurança que seu carro possa ter. Fundamental também é manter o seguro do veículo em dia: para isso, a Premier conta com uma equipe de corretores prontos a esclarecer todas as suas dúvidas e preparar a melhor apólice, que vai garantir segurança para seu bem e sua família.

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, nossa corretora só atua com as melhores seguradoras do País, entregando produtos de qualidade e um serviço pronto a atender o cliente a qualquer momento.

Botão Solicite Seu Seguro

X
X