Basquete Feminino da UFPE é campeão dos JUFs/NE

20/06/2017

A equipe de basquete feminino da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conquistou o título dos Jogos das Universidades Federais do Nordeste (JUFs/NE). A equipe derrotou o time da Universidade Federal de Sergipe (UFS) por 51 x 29, no último domingo (18).  O grupo pernambucano já foi bicampeão do JUFs (2012 e 2013) e volta ao primeiro lugar do pódio após dois anos de jejum – em 2015, foi vice-campeão e em 2016, levou o 3º lugar.

O time feminino de basquete é patrocinado pela Premier Seguros que, além dos uniformes da equipe, contribui com ajuda de custos e seguros para viagens, bolas para os treinos e outras necessidades do grupo. Humberto Veloso, um dos sócios da corretora, conta que desde que o patrocínio começou, o time já venceu duas vezes e foi vice-campeão uma vez, nessa mesma competição.

“Sabemos que no Brasil o interesse em custear atividades esportivas, não só por parte do governo, como da iniciativa privada, ainda é algo que fica em último plano. Então, acredito que estamos fazendo a nossa parte, incentivando jovens que têm muita força de vontade e querem se destacar por meio dos esportes”, avalia Humberto.

Basquete voluntário

A equipe de basquete feminino da UFPE é formada por 16 alunas de diversos cursos e treinada por uma ex-aluna da Universidade. Apenas metade das atletas recebe bolsa de incentivo ao esporte, mas o valor é bem baixo e a treinadora faz trabalho totalmente voluntário. “Não temos dinheiro para nada. A gente se esforça e faz ‘vaquinha’ para custear o que precisa. O patrocínio da Premier é um grande incentivo para nós, pois não temos apoio de mais ninguém. Tudo é conquistado com nossos esforços. E continuamos por prazer e amor ao esporte”, conta a treinadora da equipe, Juliana Santos.

“Saber que elas foram campeãs mais uma vez também é um reconhecimento do nosso esforço e nos deixa felizes por vê-las alcançando seus objetivos”, afirma Humberto.

X
X